sábado, 9 de outubro de 2010

Amor x Paixão

Há alguns dias, tive uma conversa com uma amiga sobre seus conflitos sentimentais. Ela, após cinco anos de casamento, estava interessada (reciprocamente) por um amigo do marido. Estava aflita porque não entendia como, mesmo amando seu marido, desejava ardentemente estar com outro homem.
O que posso afirmar é que, é perfeitamente normal sentir atração física! Homens e mulheres se apaixonam e sentem desejo inúmeras vezes ao longo da vida. Isso é fato e independe de termos ou não um relacionamento sério. O que deve ser muito bem pensado nessas situações é se vale correr o risco do envolvimento.

 Devemos ter a frieza para diferenciar amor e paixão, o que não é uma tarefa muito simples, pois desde muito cedo somos bombardeados com histórias mais-que-perfeitas sobre o “amor”. Para as mulheres é apresentado o príncipe encantado, um lindo jovem que descerá do cavalo branco com sua espada em punho, disposto a enfrentar tudo e todos para defendê-la do “mal”. Já para os homens, é apresentada a deusa do “amor”, uma bela, meiga e puríssima jovem que o desejará incondicionalmente... O grande encontro acontece numa colorida tarde de domingo, os dois se beijam e fazem inúmeras juras de “amor” eterno, vivendo felizes para sempre...
Balela! A vida não é tão simples assim. O que deveriam deixar claro sobre essas histórias mamão-com-acúcar é que não retratam o amor, mas sim a paixão. Já observaram que nunca contam a história do casal de pombinhos 40 anos depois?
Seria menos complicado se nos fosse ensinado, desde pequeninos, as sutilezas entre paixão amor. Haveria menos expectativas e, conseqüentemente, menos problemas “extra-amorosos”.
O que separa a paixão do amor é uma linha tênue. Todo amor começa com paixão, mas nem toda paixão termina em amor.
A paixão é efêmera, mas pode ser avassaladora. Nos envolve em um jogo de sedução do qual é difícil se livrar porque é perigoso, excitante e revigora o ego, nos ilude com a sensação de que durará para sempre. O amor é um estágio pós-paixão, envolve principalmente família e futuro, ou seja, o que era apenas desejo físico começa a ceder espaço para planos a longo prazo. Inicia-se, então, a construção do amor, um sentimento que precisa de tempo e convivência (debaixo do mesmo teto). Vai exigir do casal muita afinidade e dependerá de dedicação mútua. Ambos precisarão reconquistar o(a) companheiro(a) diariamente, deverão surpreender e se fazerem admiráveis e sedutores, sempre. O amor, como quase tudo que envolve os seres humanos, é troca (tarefa complicada após uma década...).
Isso tudo deve ser levado em consideração quando surgem às novas paixões, devemos estar alertas para distingui-las do amor, pois poderemos estar trocando anos de cumplicidade, lealdade e dedicação por um sentimento passageiro.






Amor que admiro e começo a considerar sólido é o de um casal completando Bodas de Prata com o mesmo brilho no olhar visto em recém-apaixonados.



Amor que admiro e considero sublime é existente entre pais e filhos. Filhos amam e admiram seus pais independentemente da deterioração de seus corpos; Pais enfrentam qualquer obstáculo para proteger seus filhos, os amam incondicionalmente, não interessa dinheiro, status, nem condições físicas ou mentais.



6 comentários:

  1. muito bom o texto. concordo com vc. mas é muito dificil encontrar alguem tenha frieza de diferenciar amor de paixão e que não caia em suas armadilhas.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, moça, parabéns!

    Eu, particularmente, já sofri muito com isso, mas hoje aprendi a lição, na marra, mas aprendi.

    A falta de informação para muitas pessoas, a ilusão do amor, pode machucar e muito, marcas que ficam por um bom tempo, quiçá para sempre.

    Por isso, temos que tomar cuidado com o Amor.

    Bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Olá, belo texto muito interessante, agradecendo a visita ao meu blog, o texto expressa muito bem o amor, e é como você disse, o amor é com a convivência em uma mesmo ambiente! não há como dizer que amam de verdade só por algumas conversas ou troca de olhares! Isso é paixão!

    Parabéns e obrigado!
    Estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  4. "O amor é o maior dos sentimentos. Ele vem acompanhado do verbo, verso e verdade."
    (Calcanhar de Aquiles)

    Enquanto o amor liberta, a paixão pode aprisionar.

    Muito bacana o uso que você faz desse espaço.
    Abração do amigo "Calcanhar" aqui.

    ResponderExcluir
  5. Muito belo o texto, parabéns!
    Adorei :)

    ResponderExcluir
  6. Esse sentimento ambíguo é culpa do processo de desresponsabilização individual a que somos submetidos atualmente. Nesse caso assuma, e tenha em mente os riscos que acontecem com esta postura. Quem ama de verdade não se sente atraído por alguém alheio aos seus sentimentos (digo isso por ela ser mulher, se fosse homem a história seria diferente, talvez...)

    ResponderExcluir