quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Dúvida: preceito cético

Ontem, ainda não entendo o motivo, falei para uma colega – evangélica – que não creio em divindades. Espero, sinceramente, que essa seja a última vez que tento discutir assuntos relativos à crenças com um(a) religioso(a) pois estou exausta de ouvir as mesmas respostas fantásticas. Para minha massa cinzenta, simplesmente  aceitar como verdade absoluta e sagrada o que é imposto por igrejas, seitas,  lideranças religiosas ou “livros X, Y ou Z”, sem questionar, analisar e tirar conclusões próprias é absurdamente contraditório com a condição racional humana. Isso fez lembrar minha fase infanto-juvenil, de católica praticante, até nessa época duvidava de aproximadamente 70% do que a professora de catequese e o padre pregavam.

ACHO que cada indivíduo nasce com uma personalidade pré-formada, a qual vai sendo moldada conforme o tempo, o ambiente e as experiências vividas. Algumas características sofrem mutações, outras praticamente desaparecem e há aquelas que ganham força a ponto de nos acompanhar até o último segundo. E assim, gradativamente, para cada “milagre” desvendado (e claro! comprovado) pelos cientistas, minha condição cética foi estabelecida.

Evidente que a ciência ainda não solucionou todos os enigmas “sobrenaturais” do universo, mas grande parte das explicações apresentadas sempre me pareceram mais convincentes do que o caldeirão de fogo, o rio de leite com as 100 virgens ou qualquer que seja a revelação de um “determinado escolhido”. 



Quem está certo ou errado? Isso depende das experiências PESSOAIS de cada um, mas um fato tenho que aceitar: na atualidade, a humanidade não suportaria conviver sem sua válvula de escape.


9 comentários:

  1. Eu insisto em me envolver nestes debates, exatamente pelo que você disse sobre a racionalidade humana. Até postei dia desses que "o ser humano levou milhares de anos para chegar ao racionalismo, e várias pessoas em apenas uma vida conseguem jogar essa capacidade fora."

    Às vezes acho que seria melhor deixar para lá, mas meu instinto de professor me impele a - pelo menos tentar - informar as pessoas.

    Não há nada de errado em crer em algo. Mas a ignorância que leva a esta ou aquela crença precisa ser combatida.

    ResponderExcluir
  2. adorei o seu blog, ele é muito legal

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que é complicado discutir religião.
    Cada um segue e acredita no que bem lhe convem.
    Só o respeito que é necessario

    passa lá?
    http://uaimeu10.blogspot.com/2012/02/trajetoria-de-whitney-houston.html

    ResponderExcluir
  4. “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.” (Sócrates.)
    Os chefes religiosos procuram manter os fiéis afastados dos conhecimentos espirituais mais elevados. Preventivamente assim agem com medo de perder parte de seus rebanhos e os conseqüentes lucros e mordomias que estes mesmos fiéis lhes proporcionam.

    ResponderExcluir
  5. “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.” (Sócrates.)
    Os chefes religiosos procuram manter os fiéis afastados dos conhecimentos espirituais mais elevados. Preventivamente assim agem com medo de perder parte de seus rebanhos e os conseqüentes lucros e mordomias que estes mesmos fiéis lhes proporcionam.

    ResponderExcluir
  6. Eu vivo tentando fugir desse tipo de debate, mas não consigo! Fico com aquela coceirinha quando ouço um ou outro absurdo, sabe? Mas tou tentando trabalhar nisso, nem sempre vale a pena e eu só me incomodo. Hahaha.

    :*

    http://hey-london.net

    ResponderExcluir
  7. O final respondeu tudo, depende muito da vivencia e experiencias de cada um

    ResponderExcluir
  8. A mulher
    é a deusa mãe
    de toda criação.
    Única,
    distinta,
    completa,
    e a mais bela
    de todas criaturas...


    Poeta Francis Perot

    8 de março dia internacional da mulher...
    PARABÉNS

    ResponderExcluir
  9. Obrigado por prestigiar A Notícia no Divã!
    Parabéns pelo blog!
    Estamos te seguindo.
    Um ótimo dia pra ti!

    Abraços,
    Carlos Pinho e equipe.
    A Notícia no Divã
    http://anoticianodiva.blogspot.com/

    ResponderExcluir