Reta final para comprar o presente da minha sobrinha. Pensei que com a greve dos bancários a maratona fosse mais tranqüila. Engano! Filas intermináveis, difícil locomoção dentro das lojas, vendedores super-ocupados e clientes estressados.
Após cumprir à missão, resolvi sentar em um banco de praça para recuperar o fôlego e reclamar mentalmente dos brasileiros que deixam tudo para última hora.
De repente, um fato desviou minha atenção. Um menino, aparentando uns seis anos de idade, parou em frente ao banco e ficou a olhar fixamente para todos os presentes. Ficamos imóveis até que uma senhorinha ofereceu pagar-lhe um sorvete. O menino, sem cerimônia, disse que preferia um pacote de biscoitos. Teria sido “cômico” se a senhorinha não tivesse indagado o motivo:
- Bonequinho, você não gosta de sorvete?
E o menino respondeu:
- O biscoito levo pros meus irmãos.
Novamente, ficamos todos imóveis. Dessa vez foi um homem que resolveu quebrar o gelo oferecendo os presentes que havia comprado para os filhos. Mas esse gesto não “sensibilizou” o menino que, balançando negativamente a cabeça, disse:
- Não tenho tempo pra isso...
A senhorinha imediatamente intervém na conversa:
- Por que não? Leve para seus irmãos...
O menino:
- Minha mãe troca por pedra.
A senhorinha, como quem não conhece a realidade da vida, perguntou:
- E o seu papai?
O menino, com um ar já irritado pelo interrogatório, respondeu:
- Preso!
O constrangimento mais uma vez foi geral, ficamos uns dez segundos olhando para o nada. Os dez segundos mais lentos da minha agitada vidinha...
dia de educação
ResponderExcluirsegurança
respeito
todo dia devia!
Ana, agora quem ficou imóvel e sem palavras fui eu!!!
ResponderExcluirA realidade é dura!
Diante dela o aprendizado e a reflexão.
Excelente texto!!!
Bjs.
Ual!Fez-me chorar! :O Caramba! Que triste :(( Dá mt pena!
ResponderExcluirE que linda a atitude dos homem, da senhora tb, claro.
:/
ResponderExcluirBom, parabéns pelo blog!
[]'s
È realmente a realidade dói, e o dia das crianças nunca foi e nunca será feliz e amplo para todos...Os politicos só falam e não fazem nada!! e nossas crianças nas drogas, passando fome e na miséria...
ResponderExcluirPost pertinente a essa data tão feliz...
Abraços.
Nossa, é nessas horas que eu penso que agora o governo está fazendo festinha aqui na zona oeste, ao invés de investir em outras coisas.. contratando artistas pra cantar mas não pensa que depois quando voltarem pra casa, as crianças, poderão não ter nem o que comer. Isso me revolta!
ResponderExcluirsei q parece insensibilidade da minha parte mais esse tipo de coisa acontece tanto q eu nem consigo mais ficar chocada. parece q aos poucos o peso da realidade vai amortecendo o impacto dos fatos.
ResponderExcluirDia da criança num país com tanta exclusão.
ResponderExcluirAbração do amigo "Calcanhar".