terça-feira, 2 de novembro de 2010

Progresso Feminino

Como já é do conhecimento de todos, no último domingo foi eleita a primeira presidenta do Brasil. Não posso deixar de registrar meu contentamento com tal fato, pois nesse quesito o Brasil coloca-se a frente de muitas nações que, embora marcadas por movimentos feministas significativos, nunca elegeram uma mulher para exercer o mais importante cargo administrativo de seus países.
A favor ou não de Dilma Rousseff, concordando ou não com o regime político do Partido dos Trabalhadores, simpatizando ou não com a Campanha Eleitoral de 2010, é inquestionável que essa eleição foi um marco em nossa história!
A eleição de Dilma aumenta meu orgulho ao acompanhar o progresso feminino nos mais diversos âmbitos. Mesmo com sua inferioridade física, agressivas oscilações hormonais e, principalmente, vias de acesso predominantemente masculinas, as mulheres vêm alcançando (por competência, dedicação e persistência) as ciências, as tecnologias, os esportes, as forças armadas, os cargos de chefia... Enfim, assumindo posições que há alguns anos eram 100% masculinas. Detalhe interessante é que continuam a frente da educação dos filhos e da estrutura familiar.
Os avanços são reais, mas ainda há muito para conquistar! As mulheres têm consciência disso e aspiram dar mais passos rumo à paridade de gêneros (na prática) e, conseqüentemente, ao respeito nas interações humanas.


Por outro lado, os homens (em sua maioria) estão presos a idéias machistas, que servem apenas para torná-los estagnados na escala evolutiva. Contraditoriamente, grande parcela desse atraso masculino deve-se ao “machismo feminino”... (assunto para outro post).


9 comentários:

  1. Pra mim foi tão normal.. Essas vitórias conquistadas já me soam clichês. Enfim, preferiria uma pessoa melhor, ainda que homem, a uma mera vitória. Porém, aguardemos. Boa sorte, Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Eu não vejo sexo como fator discriminatório para definir competência. Mas, fiquei muito feliz de termos uma presidenta! Só falta daqui alguns anos termos nossa versão de "Don't Cry For Me Argentina"! ...rsrsrs...
    Mas, fiquei muito feliz por poder tirar minhas dúvidas sobre como seria ter uma presidenta! =D

    Ótimo seu post!

    Grande abraço!

    http://neowellblog.wordpress.com/super-blogs/parcerias/

    ResponderExcluir
  3. Mulheres parlamentares no Congresso: 11% -- Eleitorado feminino: 52%;

    M. em cargos de chefia: 24% -- Parcela das mulheres ocupadas com diploma universitário: 19,6% (homens 14,2%);

    Ganhos mensais das mulheres: 27% menos do que os homens -- as mulheres têm em média 3 anos a mais de estudo;

    ...

    Ainda hoje há mulheres que não podem mostrar seu rosto, não podem sair sem seus carrascos, são condenadas a pena de morte por adultério, bruxaria e tantos outros motivos imbecis (o mundo não gira somente ao redor de nossos umbigos não!).

    Até em países que se dizem não sexistas há discriminação sim! Sabe quando há uma batida de carro e todos dão um rizinho sínico ao saberem que é mulher... Mesmo as estatísticas mostrando que mulheres se envolvem em apenas 11% dos acidentes de trânsito!!!

    (Não cito fontes pois esses números estão escancarados para quem quer enxergar).


    Eu teria que estar morta para não perceber que há algo errado nesses números... Claro que eleger uma presidenta não foi uma mera vitória (a discussão não é cota para mulheres, a discussão é o avanço feminino.. o reconhecimento de sua competências!!!) mas, como vc disse Ana, há o empecilho do “machismo feminino”. Ótimo seu post!

    ResponderExcluir
  4. Declaradamente feminista, gostei bastante do resultado da eleição. Embora tenha me preocupado no decorrer da campanha com o fato dela estar usando o fato de ser mulher não com o objetivo de dar um passo a mais na conquista do sonho de Betty Frieda e Simone de Beauvoir, mas para ganhar o simpatia das brasileiras e o voto de cada uma. E agora o jeito é torcer pra que ela deixe cada mulher orgulhosa, pra no futuro a gente poder dizer "viu? somos tão capazes quanto vocês, hoomens, e fazer uma nação prosperar".
    Se pensarmos que em 1960 mulheres e negros ainda lutavam para votar e agora, 50 anos depois, eles se elegem, da até pra não perder completamente as esperanças na humanidade.


    Lud
    http://guarda-chuvaroxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Num país como o nosso onde o patriarcalismo
    é tão enraizado é inegável a importância histórica com a chegada da mulher ao poder executivo na atualidade.

    Muito bacana o uso que você faz desse espaço.
    Abração do amigo "Calcanhar" aqui.

    ResponderExcluir
  6. Esse é um assunto que rende muito. Haverá grandes debates referente a isso, mas temo que descambe para um sexismo que não leve a nada. Achei interessante o final onde afirma que os homens estão estagnados na escala evolutiva. Mas não poderia ser utilizado o discurso evolucionista para justificar discrepâncias entre os dois gêneros?

    ResponderExcluir
  7. Apesar de grandes conquistas a sociedade ainda é bastante machista, mas também fico contente com as evoluções...
    Abração

    ResponderExcluir
  8. Olá Karine!

    Indiquei vc no meu blog e deixei um selo.
    Abs.

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana! Torço muito pela Dilma e espero sinceramente que ela represente toda a garra feminina lá na presidencia, rsrs.

    Seguindo!
    bjs

    http://elarafaela.blogspot.com/

    ResponderExcluir