Hoje, finalmente, é o último dia de propaganda eleitoral NÃO gratuita no rádio e a na tv e, também, em páginas institucionais e sites personalizados na Internet.
Acompanhando essas propagandas, descobri que a partir de 2011 a vida de todos os brasileiros irá mudar! Moradia digna para todos, hospitais públicos com recursos para atender qualquer que seja a demanda, inúmeras vagas no mercado de trabalho, segurança pública preparada, acesso a cultura e, o que eu considero mais importante, EDUCAÇÃO. Sim! Teremos um ensino público de altíssimo padrão... É uma pena que eu não acredite mais no tão esperado Dia do Milagre!
Chega a ser cômico, para não dizer trágico, esse período de caça ao mandato. A cada dois anos, nossos ilustríssimos governantes saem da bola de cristal numa correria frenética para angariar votos. A sistemática e os personagens são sempre os mesmos. Tudo começa com a escolha do tipo de campanha:
- campanha dos mártires: movida pelo único interesse em servir;
- campanhas representativas: representam o interesse de uma determinada classe social, segmento econômico ou região;
- campanhas endinheiradas: usam marketing para comprar prestígio.
E, concordando ou não, são esses tipos de campanha que vão eleger os cinco tipos de políticos existentes: os abnegados, que querem apenas servir à Pátria (uma classe em extinção); os comprometidos com o grupo que o elegeu; os oligárquicos; os corruptos por excelência. Ahh! Quase esqueço a quinta e mais recente categoria: os artistas!
Por sua vez, não posso deixar de citar o personagem mais importante dessa sistemática (pelo menos até o dia da votação): o eleitor. Existem, também, cinco tipos de eleitores:
- os antenados: enxergam os interesses da comunidade; votam nas idéias e nas propostas que beneficiarão a Pátria (outra classe em extinção);
- os ambiciosos: votam nos representantes de seus interesses. Esse representante pode ser porta-voz de um grupo de funcionários públicos ou pode defender um nicho da economia;
- os desesperados: trocam o voto por dentadura, cesta básica, tijolos etc;
- os alienados: votam de acordo com o santinho dado pelo cabo eleitoral; de acordo com a aparência física do candidato; de acordo com o showmício; de acordo com o ibope e tantas outras futilidades.
Bem... Esse é sistema eleitoral que eu enxergo, um círculo vicioso em que eleitores e políticos jogam de acordo com seus interesses. Interesses que só trazem vantagens significativas para uma minoria.
É por isso q eu voto nulo.
ResponderExcluirEstou te seguindo, aguardo retribuição!
^^
http://gibitecalomania.blogspot.com/
a parada eh votar em branco msm, boicotar esses fdp!
ResponderExcluiro pessoal deveria pesquisar antes de falar mal dos branos e nulos, se eles ultrapassarem os 50% a eleiçao tem q ser cancelada e elaborada uma nova, e nenhum candidato desta, pode lançar candidatura na outra! se a populaçao criasse um ciclo vicioso onde ngm fosse eleito num instante entrariam com voto facultativo e ai sim a politica no brasil, talvez, começasse a fazer alguma coisa!
enfim... otimo q essa lesera ta acabando o/
Eu sou Dilma 13!
ResponderExcluirParabéns pelo blog
Att.
@JamisHenri
Afe! Que comentários são esses (os dois primeiros)?!? Acho que não leram tudo ou, se leram, não entenderam. O lance é: NÃO SE OMITIR! A omissão é tudo o que a OPRESSÃO deseja! Chega de soluções utópicas! Temos que avaliar os candidatos e ter consciência e boa memória pra cobrar depois!
ResponderExcluirNão acho que votar em branco seja um boicote. Votar em branco é omissão. Xingar os políticos de forma generalizada é uma prova de que se joga pedras em qualquer um que se apresente. E isso de eleição anulada se passar dos 50% de nulo não existe; tá no site do TSE. Se isso acontecer, quem decide é a câmera, ou seja a maioria das cadeiras.
ResponderExcluirBah.
Sobre seu tópico, tenho outro comentário. Sei que é pouco elegante linkar o próprio blog no dos outros, desculpe.
http://nobreu.blogspot.com/2010/08/eleicoes-2010-parte-i-e-o-todo.html
Politica.. um assunto a ser muito discutido... Escrevi um post no meu blog sobre politica tambem e sabe, se o voto vai ser branco ou nulo não importa o fato é que você como muitos poucos tem coragem coragem de abrir boca e falar seus pensamentos parabens muito bom !!
ResponderExcluirhttp://projetosdeumlouco.blogspot.com/
O jeito é mudar de país e obter uma cidadania européia
ResponderExcluirNossa, ficou muito bom seu blog! O meu tá falando sobre isso também.. dá uma passada la e comenta (:
ResponderExcluirtá de parabéns, um bj!! to te seguindo ;]
É dia de reflexão. Pense bem antes de ir as urnas.
ResponderExcluirhaha..realmente, hoje vc está furiosa!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstá chegando o momento da votação, que todos os brasileiros votem de forma consciente.
ResponderExcluirAdorei seu blog. Você sabe usar as palavras e tem um ótimo senso crítico.
Ola, obrigada por visitar meu blog. Vim te seguir, ler e comentar.
ResponderExcluirHoje é domingo, dia de eleição, estou desanimada para sair de casa e entregar meus votos para eles.
Ainda estou na dúvida até agora.
Dia de chuva, muita chuva no Rio de Janeiro, espero que ela ajude a lavar a consciência dos POLÍTICOS, pq depois é a consciência do povo que leva a culpa de tudo.
bjs.
http://precisomeexpressar.blogspot.com/
É, quem promete muito nada faz, é caótico o sistema político e é uma vergonha estarmos diante dessa situação!
ResponderExcluirLegal teu blog!!!
Te seguindo!
o candidato q eu mais gostei nesse eleição foi o Plínio ele foi o único q realmente questionou os candidatos q "o povo conhece"
ResponderExcluirquanto aos votos brancos e nulos eu discordo, temos é q pesquisar os candidatos direito e tomar uma decisão pq se nos não tomarmos "eles" acabam tomando por nós!
Adorei o Blog estou seguindo de volta!
O voto consciente e responsável deveria ser uma ferramenta importante na construção de um país mais justo e menos desigual.
ResponderExcluirAbração grande do amigo "Calcanhar" aqui.